Ajuda

Esta secção descreve o funcionamento do site Diamang Digital, bem como os diversos mecanismos de pesquisa existentes.

Destacam-se dois menus de navegação que dão acesso imediato a um conjunto de informação e/ou funcionalidades: o principal, com acesso a Página Inicial, Diamang, Espólio e Pesquisar Coleção; e o secundário, com acesso a Área Privada, Mapa do Site, Contactos e Ficha Técnica. Estes menus são transversais ao site, estando disponíveis em todas as páginas.


Página Inicial
  • três destaques aleatórios de registos da coleção que podem ser documentais, ilustrações/cartografias, fotográficos e áudio. Cada um dos destaques permite a consulta do respetivo registo ou o acesso a todos os resultados do tipo de registo a que se refere;

  • breve enquadramento do projeto Diamang Digital com ligação para informação mais completa que corresponde à descrição do Espólio da ex-Diamang.


Diamang

  • contextualização histórica, cultural e política da Companhia.


Espólio

  • informações sobre o processo de aquisição do espólio da ex-Diamang pela Universidade de Coimbra, do qual a coleção apresentada no site faz parte. Descreve o tipo de materiais e o enquadramento institucional de aquisição dos mesmos.

Pesquisar Coleção
  • descrição dos registos que constam da presente coleção Diamang Digital. A organização dos mesmos está de acordo com as várias áreas de atuação da Companhia, distribuídas por Serviços e respetivos arquivos, que no site correspondem às unidades descritivas. A classificação temática dos conteúdos dos vários registos está na forma de um conjunto de tópicos (palavras-chave) que os caracterizam;
  • acesso à bibliografia consultada que auxiliou a organização e a descrição dos vários registos e conteúdos;

  • visualização dos resultados de pesquisa:  

- os resultados são apresentados de duas formas, listagem e álbum (miniaturas). Sob listagem é dado relevo a informações textuais dos registos, por exemplo, título e o resumo, quando existente. Na visualização em álbum (miniaturas), o destaque é dado à imagem dos registos e ao título.

- quando selecionado um determinado registo, surge a informação detalhada associada ao mesmo na forma de metadados descritivos, referentes ao seu conteúdo e às características do formato analógico (Título; Autor; Data de Produção, Tópicos, Dimensões, …); e metadados administrativos, visualizados mediante seleção, que informam sobre o formato digital do registo (Compressão, Resolução, Operações de Digitalização) e identificam os responsáveis/operadores da inserção de toda a informação e também da digitalização e tratamento da(s) imagem(ns).

  • acesso a diversos mecanismos de pesquisa.


As diferentes pesquisas apresentam formas distintas de se chegar à informação pretendida. No entanto, todas elas, com exceção da pesquisa “Explorar”, obedecem aos seguintes princípios básicos:

  • não existe diferenciação de minúsculas e maiúsculas: as pesquisas por “Máscara” e “máscara” devolvem os mesmos resultados;

  • palavras com menos de 3 caracteres nos termos de pesquisa são ignoradas;

  • não há diferenciação de acentuação: as pesquisas por “Relatório” e “Relatorio” devolvem os mesmos resultados;

  • existe diferenciação entre plural e singular: a pesquisa por "Instrumento" devolve resultados que contêm os termos "Instrumento" e "Instrumentos", mas a pesquisa por "Instrumentos" não devolve resultados que contenham apenas "Instrumento";

  • os resultados das pesquisas são apresentados com base na sua relevância relativamente aos termos pesquisados. É utilizado como critério de relevância o número de vezes que os termos de pesquisa ocorrem nos campos de informação de um dado registo.


Pesquisa Rápida

Esta pesquisa está presente em todo o site, podendo ser usada a qualquer altura. Pesquisa a ocorrência de qualquer dos termos de pesquisa sobre todos os campos de informação textual dos registos, sendo os resultados apresentados por ordem de relevância. Adicionalmente, o utilizador pode restringir a pesquisa a uma unidade descritiva, dentro das opções apresentadas (as opções apresentadas correspondem aos primeiros 2 níveis da árvore de unidades descritivas onde o espólio se encontra organizado).

Pesquisa Simples

Pesquisa por defeito da opção “Pesquisar Coleção”. Pesquisa a ocorrência de qualquer dos termos de pesquisa sobre todos os campos de informação textual dos registos, sendo os resultados apresentados por ordem de relevância.

Pesquisa Avançada

A pesquisa avançada permite pesquisar por um ou mais critérios. A indicação de mais do que um critério representa uma conjunção, ou seja, se quaisquer 2 critérios forem especificados, são devolvidos apenas os registos que obedecem aos dois.

Esta pesquisa exige a seleção de uma ou mais unidades descritivas combinada(s) com a seleção de um ou mais tópicos de pesquisa. O sinal +, quando acedido, permite a expansão da unidade descritiva e do tópico.

  • Texto livre: termos a pesquisar sobre todos os campos de informação textual dos registos;

  • Unidades Descritivas: uma ou mais unidades descritivas sobre a(s) qual(is) a pesquisa deve incidir.

  • Tópicos: um ou mais tópicos sobre o(s) qual(is) a pesquisa deve incidir.

  • Período: intervalo de datas dentro do qual os registos foram produzidos.

 

Explorar

Esta pesquisa permite a obtenção de resultados diretamente pela seleção da unidade descritiva. Assim, são apresentados ao utilizador todos os registos associados à unidade descritiva selecionada (incluem-se nos resultados todos os registos associados a unidades descritivas dentro da unidade descritiva selecionada). Neste caso, os registos devolvidos ordenam-se alfabeticamente.


Área Privada

  • dá acesso a um conjunto de operações específicas do utilizador, ou ao formulário de autenticação no site (caso o utilizador não esteja autenticado). O utilizador que não esteja ainda registado no site, poderá fazê-lo através do link existente para o efeito sob esta opção;

  • os utilizadores registados e autenticados no site têm um conjunto de vantagens ao seu dispor, nomeadamente no acesso aos diversos registos do espólio:


 - registos documentais, cartografias/ilustrações e registos fotográficos: a marca de água central é substituída por uma marca de água residual, no canto das imagens, permitindo uma melhor visualização dos itens;

- registos áudio: audição completa das faixas, ao invés do 10 segundos de amostra disponíveis aos visitantes do site;

- para além das vantagens na visualização dos itens, o utilizador autenticado tem ainda a possibilidade de consultar os últimos itens por ele acedidos no contexto das suas sessões autenticadas, bem como consultar e alterar os seus dados pessoais.


Desta forma, o registo do utilizador e a consulta do site de forma autenticada são encorajados.


Mapa do Site

  • estrutura do site, incluindo todas as opções para acesso rápido.


Contactos

  • contacto de e-mail para o envio de comentários, para solicitar informações, esclarecimentos ou propôr sugestões.


Ficha Técnica

  • notas curriculares dos elementos da equipa do projeto.

Patrocínio

  • Fundação ESCOM

Parceiros Institucionais

  • Universidade de Coimbra
  • Centro em Rede de Investigação em Antropologia
  • Museu do Dundo